sexta-feira, 27 de junho de 2008

O que é esportes radicais e quando surgiu?

sporte de aventura também conhecido como esporte radical, são termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.

A definição de esporte de aventura surgiu depois de anos trocas devido a discussões de marketing. O termo surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte de adultos como o skydiving, surf, alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, treeking e mountain bike que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo.

O termo ganhou popularidade com o advento dos X Games, uma coleção de eventos radicais feito especialmente para a televisão. Os anunciantes rapidamente começaram a divulgar o evento para a população geral, como conseqüência, os competidores e organizadores que desses esportes começaram a ganhar patrocínio para continuar no esporte. O alto profissionalismo dos esporte de aventura e da cultura envolvida nisso, dava “espaço” para a invenção de paródias sobre o tema, como o Extreme ironing (Passando roupas ao extremo), Urban housework (Trabalho de casa urbano), Extreme croquet (Croquete extremo) e House gymnastics (Ginástica caseira).

Uma característica de atividades semelhantes na visão de muitas pessoas é que alegado a capacidade de causar a aceleração da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não é responsável para que a adrenalina lance hormônios responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina por causa do alto nível de esforço psíquico. Além disto, um estudo recente sugere que haja uma ligação para a adrenalina e a “verdade” dos esportes radicais. O estudo define “verdade” dos esportes radicais como um lazer ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má administração poderão gerar acidentes e até a morte do praticante. Esta definição é designada para separar anúncio comercial que exagera na descrição dos fatos e "aumenta" a verdade da atividade realizada. Outra característica das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir ambas atividades competitivas e não-competitivas.

Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade, porque eles não competem para ganhar “qualquer coisa”. De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicida.

Alguns dos esportes já existem há décadas e são proponentes de gerações de momento, algumas dão origem a personalidades bem conhecidas. A escalada tem gerado nomes reconhecidos publicamente como o Edmund Hillary, Chris Bonington, Wolfgang Gullich e mais recentemente Joe Simpson. Outro exemplo, de esporte radical que originalmente foi inventado séculos atrás foi o surf e o bungee jump, ambos criados pelos nativos havainos como forma de “teste” entre os homens da aldeia.

6 comentários:

Edison da Vila Mariana disse...

Prezados Senhores, estou vendendo imóvel em Cambury-Estrada do Piavú, atura do nº 1.500, com terreno de 3.800 m2, com construção de +- 200 m2., outro em Maresias, Rua Guanabara, altura do nº 600, com terreno de 898 m2. e construção de 276 m2., uma outra ao lado de Ubatuba, Estrada do Monte Valério, próximo da cidade, terreno de +- 10 alqueires e construção de +- 800 m2. e uma outra em Paraty, Rua Domingos Gonçalves de Abreu, altura do nº 300,terreno de 450 m2., construção 246 m2., está alugado para uso comercial, gerando renda, no Centro Histórico, em meios as arborizações do centro local único. Quem indicar comprador terá recompensa pela gratificação.

Steve driver da Silva mosaico disse...

Parabéns o seu texto ficou ótimo e muito obrigado por ter mandado a resposta tchau beijos😀😉😎🤗

Steve driver da Silva mosaico disse...

Oi muito obrigado por ter mandado a resposta porque esse texto com muito bom e teve muito a origem dos esportes tudo junto assim como se faz como surgiu e etc etc e eu quero falar assim que que o seu texto ficou ótimo muito obrigado tá beijos tchau

Steve driver da Silva mosaico disse...

Ah por favor não fica chateada se eu escrever alguma coisa errada aí não porque eu não lhe então é uma coisa que eu falasse que quando eu precisar de resposta me manda mas a resposta que eu ia agradecer muito tchau

Steve driver da Silva mosaico disse...

Muito obrigado por ter passado essa resposta mas eu vou usar mas eu vou guardar ela porque eu precisava muito dela daqui uns dias então muito obrigado

Gggg disse...

Que merda =•---•=